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Proposta para novo equipamento da biblioteca e reabilitação do espaço exterior da Escola EB1 de Odemira

  1. Orçamento Participativo 2017
  2. Proponente: Raquel Costa e Cunha

1.1 Proposta  para  novo  equipamento  da  biblioteca  e  reabilitação  do  espaço exterior da Escola EB1 de Odemira Pretende-se  concorrer  ao  orçamento  participativo  para  o  melhoramento e reestruturação  no  espaço  exterior  do  recinto  escolar  da  EB1  de  Odemira  assim  como a actualização de algum o equipamento educativo e pedagógico. Trata-se de um edifício com algumas patologias construtivas e no que diz respeito à organização do programa funcional apresenta também algumas deficiências. O espaço escolar deveria ser um espaço adequado ao nível etário dos alunos a que se destina, concebido para ser atractivo,  harmonioso  e  com  uma  imagem  visual  capaz  de empolgar os alunos na aprendizagem e, por isso, fortalecer os laços de afectividade que os ligarão, ao longo da vida à sua escola. Isto não acontece nem no conjunto edificado e muito menos  no  espaço  exterior.  É  precisamente  neste  último  que  pretendemos  propor  uma intervenção no âmbito do orçamento participativo criando várias zonas temáticas de recreio de modo a proporcionar actividades ao ar livre durante os intervalos das aulas de modo a que estes tempos livres sejam aproveitados de forma mais didática e pedagógica.  Assim  sendo  pensamos  que  os  arranjos  exteriores  da  escola  poderiam  formar  um conjunto  dinâmico  e  harmonioso,  propício  ao  desenvolvimento  de  uma  pedagogia  que estimule as capacidades de concentração e de introspecção dos alunos, e que, desenvolvam, a criatividade, a curiosidade, a capacidade relacional em trabalho de grupo, a sociabilização e a interacção equilibrada e actuante com o ambiente físico e humano envolventes. É no 1º ciclo que é feita a introdução à aprendizagem e a utilização do espaço escolar torna-se mais exaustivo e intenso. Muitas vezes é uma transição com adaptação abrupta para a criança. 

É  também  neste  sentido  que  nossa  proposta  surge  numa  tentativa  de  criar  espaços exteriores  que  venham  atenuar  as  adversidades  desta  adaptação  criando  uma  grande diversidade de actividades ao ar livre que estimulem a criatividade dos alunos e professores e que possam ser preponderantes neste processo, com a potencialidade de  eventualmente o espaço da sala de aula poder ser trazido para o “exterior”.

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Todos  os  arranjos  exteriores  seriam  compostos  por  uma  vasta  diversidade  cromática adequada à faixa etária a que se destinam, assim como os materiais utilizados.

1-Propomos um anfiteatro ao ar livre que permitirá actividades pedagógicas, sociais e lúdicas  ao  ar  livre  como  peças  de  teatro  encenadas  pelos  alunos  ou  apresentações  de trabalhos.  Poderá  ser  composto  por  socalcos  de  blocos  de  taipa  feita  artesanalmente, revestida com argamassas de cal e areia e com um capeamento a tijoleira artesanal. Este espaço poderá localizar-se junto à extrema oeste do recinto escolar de forma concêntrica. Poderá ser utilizado para actividades escolares ou até da comunidade.

2-Espaço  exterior  coberto  localizado  a  norte  do  edifício  calculado  com  uma  área aproximada de 0,5m2 por criança com um máximo de 65 m2. É um espaço considerado indispensável no exterior de uma escola e inexistente na EB1 de Odemira. A cobertura em estrutura de madeira e telha, deverá ser protegido do vento por uma parede a noroeste. Este espaço será destinado a actividades ao ar livre nos dias de chuva ou de demasiado sol. Admite-se que este espaço possa ser repartido em duas áreas, podendo existir numa delas, marcação de jogos de chão. Este espaço será pavimentado de material apropriado do tipo “Tartan”.

3-  Melhoramento  do  campo  de  jogos  através  da  sua  repavimentação  e  marcação adequada para as várias actividades desportivas. 

Propomos cobrir o campo de modo a sombreá-lo com um material do tipo “Tectend” para aumentar o seu período de utilização tanto ao longo do dia nas horas de maior calor durante a estação quente como em dias de chuva.  Novos  equipamentos  desportivos  para  variedade  de  jogos  a  desenvolver, nomeadamente tabelas com cestos amovíveis para minibasquetebol , redes de minivoleibol etc..

 Este  espaço  será  destinado  a  actividades  desportivas  livres  durante  o  período curricular.

4-  Propomos  criar  uma  zona  destinada  à  instalação  de  instrumentos  musicais  exteriores fixos que possam proporcionar novas experiências sensoriais aos alunos, podendo até funcionar como um complemento educação musical. Esta zona poderá localizar-se perto do anfiteatro exterior de modo a poderem funcionar em conjunto quando pretendido.

5- Criação de uma área devidamente vedada destinada ao cultivo para jardinagem e horticultura.

6-  Espaço  destinado  a  parque  infantil  com  pavimento  adequado,  devidamente equipado com elementos próprios para pendurar trepar, equilibrar, etc. 

7- Criação de um espaço de lazer com equipamento urbano de mesas e cadeiras em que possam ser desenvolvidas várias actividades como jogos de tabuleiro, jogos diversos, todo tipo de trabalhos manuais, leitura e até refeições ao ar livre.

8-  Plantação  de  árvores  adultas  de  folhas  caducas  e  laranjeiras  nas  zonas  de permanência tipo, Tília, Choupo Olaia e Jacarandá.

9 – Bebedouros e caixotes do lixo com compartimentação de reciclagem.

10- Para além do melhoramento dos espaços exteriores propomos uma verba para

equipar a biblioteca com mais livros e novo material informático uma vez que é bastante

reduzido e obsoleto.

30-06-2017
Não Selecionada

S.Salvador e Santa Maria


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