Início  >  Orçamentos em Curso  >  Propostas para Orçamento Participativo 2013  >  Ecovia S.Teotónio» Brejão » Zambujeira do Mar (Em 3 Ramificações)

13

Ecovia S.Teotónio» Brejão » Zambujeira do Mar (Em 3 Ramificações)

  1. Orçamento Participativo 2013
  2. Proponente: Pedro Miguel Viana Rebelo Ramos

Enquadramento

A seguinte proposta caracteriza-se pela definição de uma Ecovia que iria estabelecer a ligação entre três localidades (S.Teotónio, Brejão e Zambujeira do Mar), numa perspetiva de consciência ecológica e desportiva que caracterizam as premissas conceptuais de uma Ecovia.

O percurso permitiria uma variedade de experiencias através das três ramificações assinaladas no mapa anexo, e seria desenvolvida através de uma mínima intervenção no território e máxima valorização do património natural, por via dos caminhos em terra batida existentes.

Os pontos de chegada e partida seriam o Largo da Igreja em S.Teotónio, Largo da Capela na Zambujeira do Mar e Largo da Associação Cultural e Social do Brejão, permitindo simbolicamente, a união entre as três localidades.

Objetivos

Criar de uma infraestrutura com a capacidade de incrementar de forma ambientalmente sustentável a fruição do território.

Mais-valia para a população local e uma oferta turística através do usufruto dos recursos naturais de forma ecológica e sem grande intervenção ou modificação paisagística.

Capacidade desportiva, lúdica e educativa – para além da vertente desportiva e lúdica de exercício físico ao ar livre e contemplação da paisagem, a Ecovia permitia fomentar a vertente educativa de informação e preservação da natureza, incidindo especialmente sobre os valores expressos pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Possibilidade de incorporação na Rota Vicentina, efetuando a ligação entre a Rota dos Pescadores (junto ao Mar) e Rota Histórica (pelo interior), que atualmente se encontra em crescente dinâmica.

Valorizar o potencial paisagístico, e diferentes pontos de vista do mar desde uma perspetiva interior.

Aumentar a qualidade e a intensidade de circulação não-motorizada entre os três aglomerados urbanos.

Dotar a região de uma infraestrutura de qualidade.

 

Valor:200.000,00€

 

30-06-2013
Não Selecionada

Transversal A


Municipio de Odemira
Praça da República
7630-139 Odemira

t : 283 320 900
f : 283 327 323
e : op@cm-odemira.pt

Membro da Rede Portugal Participa Logo