Passar para o Conteúdo Principal Top

Detalhe

Sala de Aula do Futuro

Âmbito

Orçamento Participativo Municipal

Freguesia

Multi-freguesia

Proponente

Elisabete Maria Serra Rodrigues

Data Submissão:

09-05-2018

Estado Execução

Concluído

Proposta da Associacao de Pais do Agrupamento de Escolas de Colos: dotar a Escola Aviador Brito Paes do equipamento informatico necessario para a constituição da "sala de
aula do futuro"

Os ambientes educativos inovadores, também conhecidos como sala de aula do futuro têm vindo a ser inaugurados em diversas escolas portuguesas. Em Portugal há pelo menos 23 salas assim, contudo nenhuma no distrito de Beja ou Faro ..
Este projecto, inspirado na Future Classroom Lab, projecto europeu nascido em Bruxelas, tem como objectivo desafiar os professores e repensar o papel da pedagogia e da
tecnologia nas salas de aula.
Pretendem-se espaços de inovação para professores e alunos, propícios à utilização de novas metodologias. 
Todos os espaços são diferentes, mas com algo em comum: o centro da atividade é o aluno em interação com outros colegas e professores. É um ambiente envolvente e participativo em oposição ao método estático centrado no professor. Não é um espaço para ouvir matéria, mas para por os miúdos a investigar, interagir, criar, desenvolver e apresentar. Um espaço que fomenta a interação, a partilha e a colaboração.
O Ministério da Educação promete agora dar mais liberdade às escolas para abordarem o currículo de outras formas. Flexibilização, competências além do conhecimento, trabalhos de projecto que obrigam os alunos a irem eles próprios à procura da informação, actividades que juntem várias disciplinas, são alguns dos desafios propostos a alunos e professores nas salas de aula do futuro.
O intuito é demonstrar como novas tecnologias podem ser implementadas e utilizadas de forma a transformar o processo de ensino e aprendizagem.
Tendo em consideração todos os aspectos referidos a Sala de Aula do Futuro servirá 3 objectivos principais:
1- melhoria dos resultados dos alunos
2- formação de professores 
3- divulgação de equipamentos relacionados com o ensino e a sua utilização em sala de aula 

Valor estimado: 90.000€ a 125.000€