(meses)
 
(dias)
 
(horas)
 
(minutos)
 

Apresentação

mensagem_do_presidentecantocantocantocanto

Desde a sua 1ª edição em 2011, que o Orçamento Participativo de Odemira tem sido amplamente reconhecido a nível nacional pela inovação de processos, sua qualidade e rigor, sendo considerado entre os melhores do país. Prova deste reconhecimento foi o prémio de Melhor Município do Alentejo do ano 2014, uma iniciativa promovida pela plataforma UM-Cidades, da Universidade do Minho que visa reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses, ao qual o Município de Odemira concorreu com o seu modelo de OP.

Não será demais reforçar que esta “ferramenta” tem como objectivos centrais, potenciar a participação e responsabilidade cívica dos cidadãos. No Município de Odemira continuamos a assumir esse como um dos nossos grandes desafios, amplamente reforçado a partir de 2017, com iniciativas em todas as 13 Juntas de Freguesia de Orçamentos Participativos Locais, de maior proximidade e envolvimento de todos, que em conjunto com OP do Município, elegem Odemira como o 1º concelho 100% OP do País.

Com algumas alterações introduzidas nas anteriores edições o Orçamento Participativo de Odemira ganhou maior dinâmica, elegendo desde 2016 pelo menos 2 projetos em freguesias com menos de 2.500 habitantes e pelo menos 2 outros projetos nas restantes freguesias, acrescendo desta forma o interesse e abrangência territorial independentemente da maior ou menor densidade populacional local, estimulando à criatividade e arrojo das propostas e incremento dos níveis de participação cívica. Encontram-se finalizadas as propostas vencedoras de 2011, 2012 e 2013 e em projecto e/ou concretização das propostas vencedoras referentes aos anos de 2014, 2015 e 2016.

Em 2017 voltamos a apostar no Orçamento Participativo, pois acreditamos que envolvendo e empenhando todos na participação pública ativa do nosso concelho, estamos a dar mais um passo no sentido de reforçar a cidadania, tratando-a como uma questão decisiva para o futuro da governação local.

Saúdo e felicito todos aqueles que participaram neste projeto em anos anteriores, ficando na expectativa de que em 2017 se reforce a dinâmica de participação dos Odemirenses!

Todos juntos construiremos um concelho cada vez melhor.

 

José Alberto Guerreiro,

Presidente da Câmara Municipal de Odemira

Municipio de Odemira
Praça da República
7630-139 Odemira

t : 280 320 900
f : 283 327 323
e : op@cm-odemira.pt

Membro da Rede Portugal Participa Logo