O Orçamento Participativo de Odemira é um processo contínuo de crescimento e novas abordagens. Na edição de 2019, as normas de funcionamento do ano de 2018 mantêm inalterados os princípios que presidiram à criação do OP de Odemira, incorporando, no entanto ajustes provenientes dos contributos recebidos ao longo do ano transato, cumprindo assim o constante do nº2 do Artigo 8º das presentes normas.
A possibilidade de apresentação de propostas de natureza imaterial representa o grande desafio do Município de Odemira para a edição de 2019, respondendo desta forma ao desafio lançado pela população e procurando assim contribuir para um maior reforço na participação.
Entre os meses de abril e junho, a submissão de propostas para o OP Municipal e OP das Freguesias poderá ser efectuada com recurso aos meios digitais existentes, balcões das Juntas de Freguesia (OP das Freguesias), no Balcão de Informação do Município e nos Bu KiosK.
A fase de votação decorre no mês de novembro, através dos meios digitais, presencialmente nos balcões das Juntas de Freguesia, no Balcão de Informação do Município bem como via SMS (gratuito).