O Orçamento Participativo (OP) integra a estratégia de atuação do Município de Odemira, potenciando a participação dos cidadãos através de fatores positivos e construtivos, baseados em princípios de proximidade, transparência e oportunidade.
A participação cidadã, através da sua mobilização, constitui-se como um desígnio no Programa de Governação 21/25 e será promovida com base num ecossistema para a participação informada. A este espaço chamamos Fórum do Território e será um espaço de co-definição de estratégias e de iniciativas rumo à sustentabilidade do município de Odemira, no qual o Orçamento Participativo se como instrumento de democracia participativa onde os cidadãos tomam decisões sobre o território, partilhando responsabilidades na sua gestão de acordo com objetivos comuns.
As normas de funcionamento do ano de 2022 mantêm inalterados os princípios que presidiram à criação do OP de Odemira incorporando, no entanto, ajustes provenientes da avaliação e dos contributos recebidos relativamente ao processo do ano transato, cumprindo assim o referido no nº 2 do Artigo 8º das presentes normas.
Nesta edição, o Município de Odemira recupera a dinâmica participativa junto da população, promovendo Assembleias Participativas descentralizadas, em formato presencial, e com uma nova metodologia.