Passar para o Conteúdo Principal Top

Município de Odemira promove Assembleias Participativas

Entre os dias 6 e 27 de maio, os odemirenses são convidados a participar nas Assembleias Participativas promovidas pelo Município de Odemira, no âmbito do Orçamento Participativo, processo através do qual a autarquia afeta 500 mil euros para investimentos públicos propostos pela população.

Até ao final de junho, a população pode apresentar propostas através da página www.op.cm-odemira.pt ou de forma presencial, nas Assembleias Participativas, as primeiras sessões tiveram lugar no dia 6 de maio no Centro Social de Luzianes-Gare, no dia 13 de maio no Centro Sociocultural da Longueira, e no dia 20 de maio na Cooperativa de Relíquias, segue-se no dia 25 de maio na Biblioteca Municipal José Saramago em Odemira e no dia 27 de maio na Sociedade Recreativa Santeotoniense, em S.Teotónio. As Assembleias Participativas terão inicio sempre pelas 18.30 horas.

Na edição deste ano foi introduzida a condição de afetar 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias do litoral ou com população superior a 1500 habitantes e outros 250 mil euros para projetos promovidos nas freguesias com população inferior a 1500 habitantes.

Poderão participar cidadãos com idades a partir dos 16 anos, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho, assim como representantes de organizações da sociedade civil. Cada cidadão pode apenas apresentar uma proposta, cujo valor não exceda os 125 mil euros, incida nas áreas de competência do município e seja de interesse coletivo.

As propostas poderão incidir nas áreas de Urbanismo, Espaço Público e Espaços Verdes, Proteção Ambiental e Energia, Saneamento e Higiene Urbana, Infraestruturas Viárias, Trânsito e Mobilidade, Turismo, Comércio e Promoção Económica, Educação e Juventude, Desporto, Ação Social, Cultura e Modernização Administrativa.

As propostas apresentadas serão submetidas a votação, durante os meses de outubro e novembro, sendo que aquelas que reunirem mais votos serão integradas no Orçamento Municipal de 2017.

O Orçamento Participativo de Odemira tem por objetivo potenciar o exercício da cidadania participada, ativa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho.
02 Mai '16

Documentos